sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Pseudo Status (Aos Que Se Acham)

Graças ao benévolo processo de disseminação da cultura e principalmente o acesso à informação que atinge as camadas sociais A ou B, antes privilégio de poucos de uma elite dominante, favorecida pelo poder aquisitivo, estamos nos livrando da era de um determinado pseudo status e das carteiradas desnecessárias levadas cara à fora.
Foi-se o tempo em que reverenciar-se diante de profissionais simplesmente graduados, que exibem títulos e fazem questão de ser tratados como verdadeiros doutores. É claro que alguns poucos são exímios cumpridores do seu dever e até mesmo cumpridores de um papel social. A culpa é da que sociedade por muitos e muitos anos cultivou essa questão, geração a geração.


A título de exemplo e partindo para a ferida da questão, cito os profissionais médicos e advogados. Quem nunca pensou em formar um desses em sua família, um médico ou um advogado?
O status e o pedestal onde esses profissionais eram lançados era algo tão absurdo a ponto de, digamos que o sujeito praticamente tinha de lavar a boca com cloro para referir-lhes a palavra.
Bem, encerro essas linhas felicitando o nível de acesso à educação e a cultura que o Brasil atingiu, é evidente que ainda temos muito que progredir, estamos na caminhada. E aos dinossauros do passado digo:

Abaixo falsos doutores arrogantes que se acham! Vocês não detêm o conhecimento e poderio mais! Qualifiquem-se e façam jus ao título que tanto almejam ou almejaram.


José Ricardo Batista
Direitos Reservados
15/06/2008

Um comentário:

Marô disse...

Poeta: que verve!!!

Abraço

Feliz novo ano!

Feliz novo ano!

Nossa mensagem de Natal

Nossa mensagem de Natal