segunda-feira, 19 de maio de 2008

Café das letras – uma oficina de idéias e sentimentos.


A comunidade Café das letras surgiu, no site de relacionamentos orkut, da necessidade de compartilhar com outras pessoas o que há de mais rico e precioso no ser humano: sua capacidade de expressar-se, e desta forma, contornar obstáculos, vencer medos, angústias, encantar, comover, informar, transformar.

Temos em nossas mãos talvez a arma mais potente e perigosa, capaz de instaurar a guerra, ou promover a paz.

E, cabe a cada um de nós o bom uso desta ferramenta.

A intenção original da comunidade foi despretenciosa. Apenas o encontro neste espaço, de pessoas que possuíssem em comum a necessidade de se fazer ouvir (ler) e compreender, pessoas que gostassem de escrever e fizessem disto uma forma de tornar a vida mais bela, e menos problemática.

Porém, o tempo é providente. A comunidade ganhou proporções que superaram nossas expectativas, aos poucos mais escritores juntavam-se a nós, e, crescíamos não só em quantidade mas especialmente em qualidade.

Envolvida num projeto de Inclusão Literária, com o escritor Bruno Ramos, e com uma coletânea entre vários escritores da internet em vias de ser publicada, comecei a pensar no Café das letras como um possível instrumento também de inclusão, uma vez que, naturalmente a comunidade foi adquirindo esta característica.

Hoje, já considero o Café das letras parte deste projeto de inclusão literária, e busco através dos nossos escritores, e do trabalho conjunto realizado neste espaço torná-la uma ferramenta importante na valorização da nossa língua e da nossa literatura.

Com sete meses de vida, e 161 sócios, a comunidade tem hoje uma participação ativa e diversificada. Entre poesias, contos e crônicas, temos um grande e valioso acervo literário. Um espaço não só para divulgação dos trabalho, mas também para discussões sobre literatura, informações importantes, novos conceitos, crescimento pessoal e profissional.

Em parceria com o escritor Bruno Ramos, do projeto Nova coletânea, estamos preparando nossa primeira colheita. Devemos brindar um ano de trabalho publicando nossa primeira antologia. O resultado de um ano de muita determinação e dedicação à uma idéia, um sonho, que aos poucos vai tomando formas reais.

A comunidade está aberta para a participação de novos sócios, que também queiram fazer parte deste projeto, levando cada vez mais e a um número maior de pessoas, novas formas de ver e valorizar a vida, através da nossa língua e da nossa capacidade de expressar nossos sentimentos e idéias.

Queremos ser de fato “Uma oficina de idéias e sentimentos”.

Moniquinha San

Para contactar-nos:

Meu email: moniquinha.san@gmail.com

Nosso blog: www.cafdasletras.blogspot.com

Nosso endereço no orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=40541709

3 comentários:

BLOG DO ZÉ ROBERTO disse...

A idéia está lançada! Será um prêmio para todos nós! Vamos abraçar esse idéia pessoal. Viva o Café das Letras!!

Marô disse...

Um convite muito bem escrito Mônica!!!Que muitos venham...

Abraço

o¤° SORRISO °¤o disse...

Que legal! Com certeza esta colheita irá inspirar mais pessoas a fazer parte do Café das Letras.

Beijos mil! :-)

Feliz novo ano!

Feliz novo ano!

Nossa mensagem de Natal

Nossa mensagem de Natal